- A sexualidade é uma manifestação ampla que sofre influências psicológicas, biológicas, culturais e religiosas. Ela está presente durante toda a evolução do ser humano, e suas formas de expressão se modificam de acordo com a fase da vida do indivíduo.
- É muito comum encontrarmos mulheres que se queixam de diminuição ou ausência de desejo sexual, principalmente à partir dos 40 anos, quando se aproxima a fase do climatério. Importante entender que tal manifestação pode ter inúmeras causas e existem tratamentos para a maior parte delas.
- A assistência deve ser personalizada e direcionada para o fator causal. Podemos considerar inúmeras possibilidades de tratamento sempre levando em consideração cada paciente individualmente. As possibilidades podem envolver a introdução de drogas pró-sexuais ou terapias hormonais, seguindo corretamente as indicações e contraindicações para as mesmas.
- Fundamental que a paciente se sinta acolhida pelo profissional de saúde que escolheu e segura do tratamento proposto, buscando sempre uma vida mais saudável.